CONTEÚDO I
Eixo
temático:
II.
Criação, aprendizado e experimentação.
APRESENTAÇÃO
O processo de laboratório busca relacionar práticas de
exercícios relacionados ao teatro de animação com a pesquisa de criação de
movimento expressivo corporal para a cena. O laboratório sempre tem uma
avaliação diária e pontual ao fim de cada encontro. Essa avaliação objetiva
medir a eficiência da atividade experimentada, para estabelecer uma codificação
dos elementos apreendidos. O processo é ainda dividido em duas grandes etapas,
uma dedicada ao trabalho de pedagogia e outra ao trabalho de criação, que
apesar de indissociáveis, terão aqui focos diferentes de experimentação.
Os encontros iniciais serão dedicados ao trabalho de
expressão corporal, e criativo, sempre iniciados com um aquecimento/
alongamento padrão, respeitando os limites individuais e suas possíveis
variações. A seguir a apresentação do tema da aula com demonstração de
exercício, execução grupal, execução e atendimento individual e possíveis
variações, onde a partir de dinâmicas com objetos lúdicos, busca-se identificar
as potencialidades individuais. Os exercícios serão executados com, balões,
lenços, barbantes, tecidos, objetos, bonecos. O processo seguirá com leituras e
estudos de textos
O laboratório também terá um foco muito bem acentuado a
questão da iniciação do trabalho de manipulação
de objetos inanimados.
O laboratório será
executado pelo professor e ator Marcos da Silva Santana[1].
Público alvo: professores, alunos,
bonequeiros, e profissionais na área das artes.
JUSTIFICATIVA
Este projeto justifica-se
primeiramente devido a proposta de tornar a linguagem teatral mais acessível e
também pela possibilidade de difundir a arte da representação como forma de
comunicação e expressão de ideias e posicionamentos.
Além de tudo, podemos acrescentar a
importância do fomento do teatro, da formação do indivíduo enquanto plateia e
fortalecimento da cultura local, além do fato de permitir momentos de lazer a
pessoas. Vários estudos demonstram que a recepção semiótica e a capacidade de
relacionar com os elementos cênicos e com os códigos emitidos na representação
teatral variam de acordo com a bagagem cultural de cada indivíduo. Os
indivíduos que já tiveram contato com alguma linguagem artística possuem mais
facilidade de construção, elaboração e sistematização dos conhecimentos, além
de apresentarem mais autonomia e facilidade de se situarem na história.
O
teatro é uma atividade altamente social que pode ser vivenciada por todos
aqueles que querem dizer algo por meio dele. A consciência corporal e
expressiva poderá ser desenvolvida por meio das experimentações cênicas onde o
participante vivenciará situações que o levará a refletir sobre comportamentos,
atitudes sob várias perspectivas e poderá apropriar-se dos elementos da
representação cênica, dos exercícios práticos, da pesquisa para a encenação, do
desenvolvimento das habilidades da linguagem teatral, para o desenvolvimento de
sua totalidade como sujeito, pois ao realizar atividades teatrais, o indivíduo
desenvolve sua autonomia, sua capacidade de simbolizar, analisar, avaliar e
posicionar-se criticamente na sociedade. Atrelado ao trabalho de ator, os
participantes ainda poderão ampliar a capacidade de criação e personificação
com objetos inanimados, no teatro de bonecos.
O Projeto, contudo, justifica por
pretender intervir na comunidade local e edificar relação de autoconfiança dos
integrantes dentro do universo cultural, propiciando o desenvolvimento do
pensamento artístico que caracteriza e agrega sentido às experiências de cada
indivíduo. Assim o teatro poderá ampliar as possibilidades criadoras de
expressão e comunicação da linguagem teatral por meio do laboratório de
expressão cênica.
OBJETIVO GERAL
Consolidar o aprendizado acerca do
processo. Trabalhar as técnicas do teatro animação da representação e
interpretação, com os objetos inanimados propondo uma nova visão para o teatro
de bonecos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
●
Desenvolver técnicas de expressão corporal,
vocal, noções de espaço, interpretação e personificação.
●
Trabalhar
foco, movimento, respiração, pausas, investigar os eixos e ritmo do boneco.
●
Trabalhar
a construção coletiva de um roteiro.
●
Trabalhar
as relações ator-plateia, ator-espaço, objeto.
●
Desenvolver
cenas com manipulação de bonecos.
METODOLOGIA
1 – Laboratório de processos criativos será ministrada por
integrantes da Cia. De Teatro do
Maleiro formas animadas y títeres.
2-– Apresentação dos resultados do laboratório no final da
oficina.
PLANO DE TRABALHO DETALHADO
1 - Nº DE PARTICIPANTES: 20
2 – Resultados esperados
A Cia. Teatro do Maleiro tem como foco não somente a
pesquisa artística voltada para produção teatral, quesito esse que já se faz de
suma importância para o enriquecimento da cena cultural/teatral do Estado, mas,
tendo em vista o desdobramento educacional inerente ao teatro, o grupo busca
embasar suas pesquisas voltando-as para um âmbito socioeducativo, nos
preocupando assim com a formação de publico e de cidadãos conhecedores e ativos
nas praticas artísticas, sociais e culturais.
O presente projeto
possibilitará o acesso dos participantes às praticas teatrais não somente como
espectadores, mas permitindo que eles vivenciem todo o processo de preparo para
o espetáculo, tal como: Montagem de bonecos e preparação dos atores. A Cia. Teatro
do Maleiro visa levar aos estudantes, assim como as demais pessoas, o interesse
e a aproximação de um teatro não somente como entretenimento, mas como formador
de opinião e de uma personalidade critica tanto social como artística.
ANEXOS
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO DO LABORATÓRIO
● trabalho
do ator-aluno consigo mesmo e com os demais atores.
● Exercícios
e dinâmicas de improvisação teatral;
● Relações
entre ator e boneco no processo de montagem.
● Dinâmicas
de manipulações.
METODOLOGIA DO LABORATÓRIO
● Exercícios corporais e vocais..
● Interação dos grupos/turmas através
de jogos de Jogos dramáticos e Jogos teatrais.
● Improvisação.
● Assistir o outro
● Aula expositiva com dinâmica..
● Mídias.
● Apresentações
de cenas criadas em sala para o melhor entendimento das técnicas de atuação do
teatro de animação e objetos.
Exemplo de proposta de construção de
bonecos, carga horaria de 4 horas cada dia.
MATERIAL
1.Boneco
de objetos:
● Objetos de cozinha ou outros que
podem virar boneco
Exemplo: cafeteira, bule, óculos,
xicara, garrafa, sapato etc...
Observação todos participantes
levar um óculos e uma camisa de criança
ou adulto preferencia a primeira, que possa cortar, costurar etc
2.Construção de um boneco de dedo:
Espuma
fina/media e grossa
Bolinhas
de madeiras, para os olhos
Cola
de sapateiro
Elástico
preto fino
Tintas,
preto, branco e coloridas e pinceis
Observação:
se o aluno tiver um boneco e quiser levar, tem a liberdade, junto com seu
projeto para ser desenvolvido na oficina.
Todos
com roupas confortáveis para o trabalho corporal
Necessidades:
·
Som
·
Projetor
·
Uma sala arejada que os participantes
estejam à vontade
·
Xerox
REFERÊNCIAS
AMARAL, Maria, Teatro de animação da
teoria à prática. Ateliê Editorial, 1997.
BOAL. Augusto. 200 exercícios e jogos
para o ator e o não - ator com vontade de dizer algo através do teatro. Editora
Civilização Brasileira, 1989.
SITCHIN, Henrique. A possibilidade do
novo teatro de animação. 2009.
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo.
São!Paulo: Martins Fontes, 1993.
ASLAN, Odete. O ator no século XX. São
Paulo: Perspectiva, 1994.
BOAL, Augusto. A estética do oprimido.
Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São
Paulo: Perspectiva, 2002.BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 2005.
GROTOWSKI, Jerzy.Em busca de um teatro
pobre. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira.
RYNGAERT, Introdução à análise do teatro.
São Paulo: MartinsFontes,!1995.
ROUBINE, Jean Jacques. Introdução às
grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do
ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
_________A construção da personagem. Rio
de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
_________.A criação de um papel. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
[1] Marcos da Silva Santana, conhecido
como “Marcos Marrom” formado pela Universidad San Martin de Buenos Aires
Argentina no curso de teatro de animação e objetos graduado em Letras
faculdade Unifan Aparecida de Goiânia, autor do livro O pequeno livro idiota
2014, diretor da Cia. Teatro do Maleiro formas animadas y títeres, e fundador
da Cia. Pés de Lata.
CONTEÚDO II
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NOME DO CURSO: “Experimentando
o Teatro de Formas Animadas”
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EMENTA:
·
Apresentação – Cronograma e conteúdo da
oficina;
·
Introdução – O que é “Teatro de Formas Animadas?”;
·
Desenvolvimento – Apresentação de alguns princípios
da manipulação;
– Aquecimento
e alongamento;
– Atividade prática individual
– ritmo e expressão corporal;
– Atividade
prática individual sob orientação coletiva – manipulação direta;
– Atividade
prática em grupo sob orientação coletiva e individual – manipulação direta;
– Criação de
cenas em grupo;
–
Apresentação das cenas.
·
Finalização – Exercícios individuais e
coletivos – relaxamento;
– Roda de conversa: Como
foi para você? (Auto avaliação)
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OBJETIVOS: INTRODUÇÃO AO
TEATRO DE FORMAS ANIMADAS
·
Conhecer as principais características do
Teatro de Formas Animadas;
·
Desenvolver atividades de expressão corporal e
vocal;
·
Conhecer diferentes técnicas de manipulação;
·
Conhecer e exercitar algumas técnicas de
manipulação direta;
·
Criar e apresentar uma cena teatral utilizando
objeto
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PÚBLICO ALVO: A oficina é aberta a pessoas de todas as idades que
queiram conhecer e experimentar um pouco do Teatro de Formas Animadas. Não
são exigidos conhecimentos prévios.
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Nº DE TURMAS: 1
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Nº DE PARTICIPANTES POR TURMA:
Máximo de 20 pessoas.
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METODOLOGIA:
·
Exposição teórica dialogada;
·
Atividades práticas individuais e em grupo;
·
Improvisação, criação e apresentação de cenas;
·
Avaliação.
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RECURSOS DIDÁTICOS:
·
Sala ou espaço reservado, limpo e silencioso;
·
Caixa de som amplificada.
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PERIODICIDADE: A oficina
acontecerá em um único dia.
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CARGA HORÁRIA: A oficina terá duração de 4 horas.
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CERTIFICAÇÃO: Presença e
envolvimento nas atividades durante as 4 horas de oficina.
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REFERÊNCIAS:
·
AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas.
São Paulo: Edusp, 1991
·
AMARAL, Ana Maria. O Ator e Seus Duplos. São
Paulo: Senac/Edusp, 2001
·
AMARAL, Ana Maria. Teatro de Animação: da
teoria à prática. São Paulo: Ateliê, 1997.
·
BELTRAME, Valmor. Revelar e esconder: o trabalho do ator bonequeiro.
Florianópolis: UDESC, 2004.
·
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São
Paulo: Perspectiva, 1999.
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