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CONTEÚDOS I/II


CONTEÚDO I 

Eixo temático:
II. Criação, aprendizado e experimentação.

APRESENTAÇÃO
O processo de laboratório busca relacionar práticas de exercícios relacionados ao teatro de animação com a pesquisa de criação de movimento expressivo corporal para a cena. O laboratório sempre tem uma avaliação diária e pontual ao fim de cada encontro. Essa avaliação objetiva medir a eficiência da atividade experimentada, para estabelecer uma codificação dos elementos apreendidos. O processo é ainda dividido em duas grandes etapas, uma dedicada ao trabalho de pedagogia e outra ao trabalho de criação, que apesar de indissociáveis, terão aqui focos diferentes de experimentação.
Os encontros iniciais serão dedicados ao trabalho de expressão corporal, e criativo, sempre iniciados com um aquecimento/ alongamento padrão, respeitando os limites individuais e suas possíveis variações. A seguir a apresentação do tema da aula com demonstração de exercício, execução grupal, execução e atendimento individual e possíveis variações, onde a partir de dinâmicas com objetos lúdicos, busca-se identificar as potencialidades individuais. Os exercícios serão executados com, balões, lenços, barbantes, tecidos, objetos, bonecos. O processo seguirá com leituras e estudos de textos
O laboratório também terá um foco muito bem acentuado a questão da  iniciação do trabalho de manipulação de objetos inanimados.
 O laboratório será executado pelo professor e ator Marcos da Silva Santana[1].
Público alvo: professores, alunos, bonequeiros, e profissionais na área das artes.

JUSTIFICATIVA
Este projeto justifica-se primeiramente devido a proposta de tornar a linguagem teatral mais acessível e também pela possibilidade de difundir a arte da representação como forma de comunicação e expressão de ideias e posicionamentos.
Além de tudo, podemos acrescentar a importância do fomento do teatro, da formação do indivíduo enquanto plateia e fortalecimento da cultura local, além do fato de permitir momentos de lazer a pessoas. Vários estudos demonstram que a recepção semiótica e a capacidade de relacionar com os elementos cênicos e com os códigos emitidos na representação teatral variam de acordo com a bagagem cultural de cada indivíduo. Os indivíduos que já tiveram contato com alguma linguagem artística possuem mais facilidade de construção, elaboração e sistematização dos conhecimentos, além de apresentarem mais autonomia e facilidade de se situarem na história.
O teatro é uma atividade altamente social que pode ser vivenciada por todos aqueles que querem dizer algo por meio dele. A consciência corporal e expressiva poderá ser desenvolvida por meio das experimentações cênicas onde o participante vivenciará situações que o levará a refletir sobre comportamentos, atitudes sob várias perspectivas e poderá apropriar-se dos elementos da representação cênica, dos exercícios práticos, da pesquisa para a encenação, do desenvolvimento das habilidades da linguagem teatral, para o desenvolvimento de sua totalidade como sujeito, pois ao realizar atividades teatrais, o indivíduo desenvolve sua autonomia, sua capacidade de simbolizar, analisar, avaliar e posicionar-se criticamente na sociedade. Atrelado ao trabalho de ator, os participantes ainda poderão ampliar a capacidade de criação e personificação com objetos inanimados, no teatro de bonecos.
O Projeto, contudo, justifica por pretender intervir na comunidade local e edificar relação de autoconfiança dos integrantes dentro do universo cultural, propiciando o desenvolvimento do pensamento artístico que caracteriza e agrega sentido às experiências de cada indivíduo. Assim o teatro poderá ampliar as possibilidades criadoras de expressão e comunicação da linguagem teatral por meio do laboratório de expressão cênica.

OBJETIVO GERAL
Consolidar o aprendizado acerca do processo. Trabalhar as técnicas do teatro animação da representação e interpretação, com os objetos inanimados propondo uma nova visão para o teatro de bonecos.  
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
     Desenvolver técnicas de expressão corporal, vocal, noções de espaço, interpretação e personificação.
     Trabalhar foco, movimento, respiração, pausas, investigar os eixos e ritmo do boneco.
     Trabalhar a construção coletiva de um roteiro.
     Trabalhar as relações ator-plateia, ator-espaço, objeto.
     Desenvolver cenas com manipulação de bonecos.

METODOLOGIA
1 – Laboratório de processos criativos será ministrada por integrantes da Cia. De Teatro do Maleiro  formas animadas y títeres.
2-– Apresentação dos resultados do laboratório no final da oficina.


PLANO DE TRABALHO DETALHADO
1 - Nº DE PARTICIPANTES: 20
2 – Resultados esperados
A Cia. Teatro do Maleiro tem como foco não somente a pesquisa artística voltada para produção teatral, quesito esse que já se faz de suma importância para o enriquecimento da cena cultural/teatral do Estado, mas, tendo em vista o desdobramento educacional inerente ao teatro, o grupo busca embasar suas pesquisas voltando-as para um âmbito socioeducativo, nos preocupando assim com a formação de publico e de cidadãos conhecedores e ativos nas praticas artísticas, sociais e culturais.
 O presente projeto possibilitará o acesso dos participantes às praticas teatrais não somente como espectadores, mas permitindo que eles vivenciem todo o processo de preparo para o espetáculo, tal como: Montagem de bonecos e preparação dos atores. A Cia. Teatro do Maleiro visa levar aos estudantes, assim como as demais pessoas, o interesse e a aproximação de um teatro não somente como entretenimento, mas como formador de opinião e de uma personalidade critica tanto social como artística.
  
ANEXOS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO LABORATÓRIO
     trabalho do ator-aluno consigo mesmo e com os demais atores.
     Exercícios e dinâmicas de improvisação teatral;
     Relações entre ator e boneco no processo de montagem.
     Dinâmicas de manipulações.

METODOLOGIA DO LABORATÓRIO
     Exercícios corporais e vocais..
     Interação dos grupos/turmas através de jogos de Jogos dramáticos e Jogos teatrais.
     Improvisação.
     Assistir o outro
     Aula expositiva com dinâmica..
     Mídias.
     Apresentações de cenas criadas em sala para o melhor entendimento das técnicas de atuação do teatro de animação e objetos.

Exemplo de proposta de construção de bonecos, carga horaria de 4 horas cada dia.
MATERIAL
1.Boneco de objetos:
     Objetos de cozinha ou outros que podem virar boneco
Exemplo: cafeteira, bule, óculos, xicara, garrafa, sapato etc...
Observação todos participantes levar  um óculos e uma camisa de criança ou adulto preferencia a primeira, que possa cortar, costurar etc



2.Construção de um boneco de dedo:
Espuma fina/media e grossa
Bolinhas de madeiras, para os olhos
Cola de sapateiro
Elástico preto fino
Tintas, preto, branco e coloridas e pinceis
Observação: se o aluno tiver um boneco e quiser levar, tem a liberdade, junto com seu projeto para ser desenvolvido na oficina. 
Todos com roupas confortáveis para o trabalho corporal


Necessidades:
·        Som
·        Projetor
·        Uma sala arejada que os participantes estejam à vontade
·        Xerox



REFERÊNCIAS
AMARAL, Maria, Teatro de animação da teoria à prática. Ateliê Editorial, 1997.
BOAL. Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não - ator com vontade de dizer algo através do teatro. Editora Civilização Brasileira, 1989.
SITCHIN, Henrique. A possibilidade do novo teatro de animação. 2009.
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São!Paulo: Martins Fontes, 1993.
ASLAN, Odete. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.
BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
GROTOWSKI, Jerzy.Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira.
RYNGAERT, Introdução à análise do teatro. São Paulo: MartinsFontes,!1995.
ROUBINE, Jean Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
_________A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
_________.A criação de um papel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.




[1] Marcos da Silva Santana, conhecido como “Marcos Marrom” formado pela Universidad San Martin de Buenos Aires Argentina no curso de teatro de animação e objetos graduado em Letras faculdade Unifan Aparecida de Goiânia, autor do livro O pequeno livro idiota 2014, diretor da Cia. Teatro do Maleiro formas animadas y títeres, e fundador da Cia. Pés de Lata.


CONTEÚDO II 



NOME DO CURSO: “Experimentando o Teatro de Formas Animadas”

EMENTA:
·         Apresentação – Cronograma e conteúdo da oficina;
·         Introdução – O que é “Teatro de Formas Animadas?”;
·         Desenvolvimento – Apresentação de alguns princípios da manipulação;
                                – Aquecimento e alongamento;
                                – Atividade prática individual – ritmo e expressão corporal;
                                – Atividade prática individual sob orientação coletiva – manipulação direta;
                                – Atividade prática em grupo sob orientação coletiva e individual – manipulação direta;
                                – Criação de cenas em grupo;
                                – Apresentação das cenas.
·         Finalização – Exercícios individuais e coletivos – relaxamento;
                     – Roda de conversa: Como foi para você? (Auto avaliação)


OBJETIVOS: INTRODUÇÃO AO TEATRO DE FORMAS ANIMADAS
·         Conhecer as principais características do Teatro de Formas Animadas;
·         Desenvolver atividades de expressão corporal e vocal;
·         Conhecer diferentes técnicas de manipulação;
·         Conhecer e exercitar algumas técnicas de manipulação direta;
·         Criar e apresentar uma cena teatral utilizando objeto

PÚBLICO ALVO: A oficina é aberta a pessoas de todas as idades que queiram conhecer e experimentar um pouco do Teatro de Formas Animadas. Não são exigidos conhecimentos prévios.
Nº DE TURMAS: 1
Nº DE PARTICIPANTES POR TURMA: Máximo de 20 pessoas.

METODOLOGIA:
·         Exposição teórica dialogada;
·         Atividades práticas individuais e em grupo;
·         Improvisação, criação e apresentação de cenas;
·         Avaliação.


RECURSOS DIDÁTICOS:
·         Sala ou espaço reservado, limpo e silencioso;
·         Caixa de som amplificada.

PERIODICIDADE: A oficina acontecerá em um único dia.

CARGA HORÁRIA: A oficina terá duração de 4 horas.

CERTIFICAÇÃO: Presença e envolvimento nas atividades durante as 4 horas de oficina.

REFERÊNCIAS:
·         AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas. São Paulo: Edusp, 1991
·         AMARAL, Ana Maria. O Ator e Seus Duplos. São Paulo: Senac/Edusp, 2001
·         AMARAL, Ana Maria. Teatro de Animação: da teoria à prática. São Paulo: Ateliê, 1997.
·         BELTRAME, Valmor. Revelar e esconder:  o trabalho do ator bonequeiro. Florianópolis: UDESC, 2004.
·         PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.







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SObre:   O PROCESSO DE LABORATÓRIO CRIATIVO   é um projeto da Cia. Teatro do Maleiro que inicia a sua pesquisa, no ano de 2012 na escola Vandy de Castro. Busca relacionar práticas de exercício corporal com a pesquisa de criação de movimento expressivo para a cena.  O laboratório tem a função de realizar pesquisas, r elacionados ao teatro de animação.  É realizado nas escolas, teatros e lugares com espaço para o curso ou oficinas. Avaliação são diária e pontual ao fim de cada encontro.  Essa avaliação objetiva medir a eficiência da atividade experimentada, para estabelecer uma codificação dos elementos apreendidos. O processo é ainda dividido em duas grandes etapas, uma dedicada ao trabalho de pedagogia e outra ao trabalho de criação, que apesar de indissociáveis, terão aqui focos diferentes de experimentação. 

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